domingo, 15 de março de 2009

Tabula da esmeralda!!!

Bom, esse texto vem datado de mais ou menos 2.500 anos antes de cristo. Escrito por um genio da humanidade HERMES TRISMEGISTO.
Aqui ele explica as leis que regem o nosso universo, e decifra alguns codigos auxiliando e contribuindo para o desenvolvimento filosofico e espiritual do planeta terra...

"A tábua da Esmeralda

Os sete princípios básicos do conhecimento

Primeiro - o princípio do Mentalismo: a mente é tudo. O Universo é mental. Por sobre tudo aquilo que conhecemos há o plano de um Espírito Maior que não podemos conhecer. Ele é a Lei. O Todo-Poderoso está em tudo!

Segundo - o princípio da Correspondência: como é em cima, é em baixo; como é em baixo, é em cima. Tudo se corresponde. As mesmas leis que atuam sobre o homem atuam sobre uma largata ou estrela. Assim os astros se deslocam no céu, seguindo um princípio inteligente, assim é com nossas vidas; devemos interagir em relação ao universo que nos cerca com sabedoria; então cumpriremos o plano divino.

Terceiro - o princípio da Vibração: nada descansa, tudo se move. Nada desaparece, tudo se transforma. Há vida em tudo, pois tudo possui energia!

Quarto - o princípio da Polaridade: tudo é dual. Tudo tem dois pólos. Os opostos são idênticos, da mesma natureza, porém em diferentes graus. Os extremos se tocam.

Quinto - o princípio do Ritmo: tudo flui, fora e dentro. Tudo tem suas subidas e decidas, assim é a vida. O ritmo compensa e mantém o equilíbrio. O sábio deve saber comandar os ciclos vitais, seguindo seu fluxo, nunca violentando-os! Ele sabe que tudo possui sua época e que a balança oscila de acordo com o peso específico de casa ação. O sábio deve ser puro equilíbrio!

Sexto - o princípio da Causa e Efeito: qualquer coisa tem seu efeito. Qualquer efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. Nada escapa dela. A cada ação devemos antever sua reação. Assim, seremos sábios em nossas decisões e promoveremos a paz e a felicidade entre os homens!

Sétimo - o princípio do Gênero: tudo tem o princípio masculino e seu princípio feminino. O gênero se manifesta em todos os níveis da existência. Todo espírito é co-criador. Algumas vezes somos pai, outras mãe, logo o potencial criador está dentro de cada um."


Bom, acredito que nao seja necessario dizer mais nada, no inicio fica um pouco complexo, mais com a reflexao em cada uma das sete partes isoladas levando para um conhecimento do todo, nos faz conceber a verdade por varios angulos diferentes forçando a exercer nossas faculdades mentais e racionais para entender as enigmaticas e imortais leis divinas que regem o universo!!!
Abraços a todos!!!
Cris

Um comentário:

Ruiva disse...

Nossa! Qtas coisas belas!